A partir do estudo em sala das fases da pesquisa científica (vários autores, 2020, p. 26) , os estudantes, divididos em grupos, partiram para a observação de problemas existentes na cidade de na cidade de Paraisópolis (MG) e trouxeram um problema social ou urbano que identificaram
Os problemas identificados foram: problemas nas estradas de terra rurais, problemas no sistema público de saúde, problemas estruturais nas rodoviárias da cidade, deficiência de transporte público na cidade, problemas de saneamento básico no bairro Vila Frei Orestes.
Observamos que todas estas questões são, inclusive, presentes nas falas do vereadores nas reuniões da Câmara Municipal, recebendo também atenção do executivo, mesmo assim, estes problemas continuam.
Os problemas identificados foram: problemas nas estradas de terra rurais, problemas no sistema público de saúde, problemas estruturais nas rodoviárias da cidade, deficiência de transporte público na cidade, problemas de saneamento básico no bairro Vila Frei Orestes.
Observamos que todas estas questões são, inclusive, presentes nas falas do vereadores nas reuniões da Câmara Municipal, recebendo também atenção do executivo, mesmo assim, estes problemas continuam.
Como nossa perspectiva pretende-se ser científica procuraremos a partir de uma investigação de cunho sociológico 1) definir o problema, 2) levantar hipóteses das possíveis causas do problema detectado, 3) identificar fontes de dados confiáveis e levantar informações a respeito do problema para constituirmos um banco de dados; 4) testarmos, com base nas informações coletadas, as hipóteses levantadas; 5) Analisar os dados coletados e verificar se as hipóteses são válidas ou se o problema identificado tem uma outra explicação que não estava sendo considerada inicialmente; 6) Conclusão.
Referências bibliográficas
VÁRIOS AUTORES. Ver o Mundo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Projetos Integradores. Volume Único. São Paulo, FTD, 2020.
GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 47.
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