quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Projeto 1 [Etapa 3]: A pesquisa científica

A partir do estudo em sala das fases da pesquisa científica (vários autores, 2020, p. 26) , os estudantes, divididos em grupos, partiram para a observação de problemas existentes na cidade de na cidade de Paraisópolis (MG) e trouxeram um problema social ou urbano que identificaram

Os problemas identificados foram: problemas nas estradas de terra rurais, problemas no sistema público de saúde, problemas estruturais nas rodoviárias da  cidade, deficiência de transporte público na cidade, problemas de saneamento básico no bairro Vila Frei Orestes.

Observamos que todas estas questões são, inclusive, presentes nas falas do vereadores nas reuniões da Câmara Municipal, recebendo também atenção do executivo, mesmo assim, estes problemas continuam.
 
Como nossa perspectiva pretende-se ser científica procuraremos a partir de uma investigação de cunho sociológico 1) definir o problema, 2) levantar hipóteses das possíveis causas do problema detectado, 3) identificar fontes de dados confiáveis e levantar informações a respeito do problema para constituirmos um banco de dados; 4) testarmos, com base nas informações coletadas, as hipóteses levantadas; 5) Analisar os dados coletados e verificar se as hipóteses são válidas ou se o problema identificado tem uma outra explicação que não estava sendo considerada inicialmente; 6) Conclusão.
 

 
Referências bibliográficas

VÁRIOS AUTORES. Ver o Mundo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Projetos Integradores. Volume Único. São Paulo, FTD, 2020.
 
GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 47.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Projeto 1 [Etapa 2] - "Bancos de dados convencionais"

 Bancos de dados convencionais

- Mais antigos que o "Big Data"
- Big Data": grande quantidade de dados armazenados e processados eletronicamente
- Bancos de dados convencionais - cartórios, registros de nascimentos, casamentos e óbitos, notas escolares. Existiam antes da "digitalização" dos dados.
- Hoje muitos deles também são digitais.


IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

- Instituto governamental responsável pela coleta, análise e difusão de dados à respeito da população do país.

- "Censo":  pesquisa realizada pelo IBGE para coletar dados sobre a população brasileira. A pesquisa conta os habitantes, identifica quem são, onde e como vivem os brasileiros, traçando um perfil socioeconômico.

- Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como Vivemos?

Importância do Censo: Ele identifica informações importantes para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. Interfere, por exemplo, na distribuição das transferências da União para estados e municípios e na identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes e energia.

- Análise quantitativa dos dados
: analisa os dados de uma forma geral.

- Brasil: 203.062.512 habitantes (Censo 2022/Divulgado em Julho de 2023)
- Minas Gerais: 20.538.718
- São Paulo: 44.420.459 habitantes
- Paraisópolis: 20.445 pessoas
- Sapucaí Mirim: 6.311 pessoas


- Análise qualitativa dos dados: analisa o significados dos dados coletados. Por exemplo, o cruzamento de dados sobre rendimento e escolaridade revelam que quanto mais alto o nível de escolaridade maior a remuneração.

    Os dados obtidos formam um "banco de dados". Eles podem ser organizados em tabelas, gráficos e mapas para facilitar a visualização e a realização de análises e comparações.



Em 2022, a população residente do Brasil foi de 203,1 milhões de pessoas, cerca de 6,5% a mais que os 190,8 milhões contabilizados em 2010, mostram dados do Censo. Em números absolutos, são 12,3 milhões a mais, pouco mais que a população da cidade de São Paulo, com 11,5 milhões de pessoas.

 

LINKS:

[+] IBGE: https://cidades.ibge.gov.br
 

[+] Link com os primeiros dados divulgados do Censo 2022: https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/06/28/censo-2022-brasil-tem-203-milhoes-de-habitantes-47-milhoes-a-menos-que-estimativa-do-ibge.ghtml


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Projeto 1 [Etapa 1] - "Big Data"

Neste projeto integrador, no contexto da "Sociedade da Informação", nós alunos do primeiro ano do EJA Noturno da Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo de Paraisópolis (MG) pesquisaremos os diversos tipos de bancos de dados, a importância deles para o registro e a compreensão da realidade, seus pontos positivos e negativos, e a influência deles em nosso cotidiano.

A partir deste estudo mais geral, adentraremos à pesquisa de um problema local visando interligar a questão dos bancos de dados à realidade do município.

Banco de dados: é uma coleção organizada de dados normalmente armazenadas eletronicamente em computadores. Um banco de dados é geralmente controlado por um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS).
 
Big Data: grande conjunto de dados que são coletados por meio de atividade on line dos indivíduos. Os dados são coletados, armazenados e analisados.
 
Dados são coletados pelo setor privado (empresas) e pelo setor público (governo, agências de vigilância).

Pontos positivos
: formação de conhecimentos sobre uma determinada faixa da população para construção de políticas públicas (educação, saúde, transporte);obtenção de dados consistentes para realização de campanhas de comunicação.

Pontos negativos:
riscos de invasão de privacidade, restrição das liberdades fundamentais, utilização de dados pessoais sem autorização por empresas focadas em vender seus produtos, publicidade invasiva.
 
Atualmente, as informações (textos, vídeos, fotos) são armazenadas na chamada nuvem ("cloud computing") ou em servidores ("data centers") como este da empresa "Vivo":